terça-feira, 15 de junho de 2010

A exploração (des)humana da natureza.


Quem pagará pelo enorme prejuízo ambiental causado pelo acidente ambiental no golfo do México?
Mais uma vez a lógica do capitalismo que visa o lucro, e conseqüentemente torna impossível um relação entre homens e a natureza, já que coloca o "valor monetário" que a natureza pode ter como mediador desta relação, trouxe para a Terra um grave problema ambiental. O presidente americano, Barack Obama, considerou o acidente como o "11 de setembro" do meio ambiente, afirmando que este acidente ira causar uma modificação na forma como o a natureza e sua exploração são vistos hoje.
Infelizmente, nenhum animal atingindo, ira se manifestar em frente a Casa Branca, em frente a cede da empresa BP ( British Petrol), mostrando o dano causado a vidas deles, para nos humanos, resta-nos, lutar para que a justiça seja feita.
Ou, podemos refletir de forma crítica em como esse sistema do "lucro" que define as inovações tecnológicas, as condições de produção, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade da natureza e da sociedade vem ao pouco acabando com a unica "casa" que temos, a Terra.
Não adianta nada acreditar que essa "onda verde" de produtos ecológicos resolverá o problema, quando na verdade, estas estratégias então inseridas na mesma lógica que os outros produtos, a questão dos produtos "verdes" é mera estratégia de algumas empresas para atingir taxas mais altas de lucros.
E os benefícios que a política de punições financeiras há estas empresas que danificam o meio, são relativos, já que provavelmente a empresa irá repassar essa conta para os consumidores através de taxações.
Logo, para resolvermos o problema da exploração desenfreada da natureza e também do homem, devemos rever a lógica capitalista, penso que o primeiro passo rumo ao um futuro melhor, seria a substituição dos combustíveis fósseis, por combustíveis renováveis, como a energia solar, energia eólica, a energia geotérmica, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário