sábado, 29 de maio de 2010

Em defesa do socialismo.

Recentemente me peguei pensando sobre a viabilidade do socialismo, confesso não ter chegado a resposta alguma, porém, algumas problemáticas levantadas eu consegui da minha maneira responder.
a) Pensando sobre os problemas políticos enfrentados por Cuba, elaborei a seguinte questão, até onde o "atraso" econômico em Cuba não é culpa do embargo, que há anos impede que novas tecnologias, novos mercados, novas acordos, etc. retirem do ostracismo Cuba.
b) Sobre a crítica relativa a desatualização do modelo explicativo elaborado por Marx para representar a realidade, acredito eu que nenhum modelo é tão atual, o marxismo, consegue explicar de forma verossímil os conflitos travados por distintos grupos sociais dentro da espécie humana em toda história.
c) Existe uma apropriação do termo "democracia" pelo sistema burguês, porém acredito eu, que a democracia moderna, e não a classista dos tempos antigos, é uma "invenção" da luta de classes, se entendo a democracia como o direito de todos participarem das decisões tomadas pelo Estado, não seria a luta travada pelas minorias uma forma de flexibilizar a política de um Estado, permitindo que cada vez mais a massa tenha mais direitos?
d) A sociedade humana se submeteu ao sujeito Estado, segundo o filósofo Hobbes, hoje em dia esse Estado se submeteu aos interesses da elite burguesa, como? Os integrantes da elite conseguiram se infiltrar nos círculos políticos, permitido que com investimentos privados e com o poder político, suas vontades fossem atingidas.
e) O marxismo, talvez seja o único modelo explicativo do homem que propõe um modelo alternativo de gerenciamento da sociedade e da natureza, sua viabilidade? Bem, não consegui imagina-la como possível, mais eu, acredito apaixonadamente, que um outro mundo é possível.

Um comentário:

  1. Olá companheiro Rodolfo,

    Parabéns pela iniciativa do blog. É sempre necessário falar sobre questões importantes e de forma crítica. Vide as possibilidades do socialismo e a atualidade do marxismo.

    Passarei por aqui para acompanhar seus pensamentos.

    Abraço.

    ResponderExcluir