domingo, 30 de maio de 2010

Brasil e futebol

Somos conhecidos como o país do futebol, mas também somos o país do samba, do repente, da alegria, da contradição,etc. Somos herdeiros de muitos títulos e criadores de outros.
Alguns acreditam no futebol como uma espécie de PANES AT CIRCENSE moderno, eu vejo o futebol como um esporte democrático, claro que existe muito dinheiro envolvido, mais isso não impede que haja os campeonatos de várzea, as copas Cahis, os contras entre ruas rivais, etc, Gombrich muto bem disse, " O Brasil e seu futebol são uma potência, que diferetemente dos outros países é amado", em qualquer lugar do globo, se um brasileiro estiver com a "amarelinha" será muito bem recebido, exceto talvez, na Argentina, mas entendemos muito bem essa rivalidade, e pelo menos uma boa discussão de bar iremos causar.

O futebol cresceu e se desenvolveu, a copa do mundo tá ai, o Brasil como Pazoline bem disse é portador do futebol em verso, ou seja do futebol poético, que tem liberdade poética para se utilizar de um vocabulário igualmente lírico, corta-luz, pedalada, chapéu, bicicleta, logicamente o futebol de outros países também usam dessas "manhas" mais eles tem um futebol em prosa, com um vocabulário voltado para termos objetivos, contra-ataque, jogo duro, etc, de vez em quando até se arriscam numa pedalada.

Mais o objetivo de todos, não importando o estilo "linguístico" do futebol é o gol, de placa, de mão, de cabeça, de fora da área, de infinitas formas e com infinitos sentidos, o gol campeão, o gol que livra do rebaixamento, o gol 1000, entre, outros.

Enfim, o futebol é uma arte e como em muitas outras artes, o Brasil é uma "vanguarda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário