terça-feira, 8 de junho de 2010

O mundo dos heróis e seu mundo conflitoso.


A capacidade que a arte tem de se mostrar crítica é excepicional, recentemente, um pouco mais "criativo" do que de costume elaborei um "teoria" sobre uma saga que aconteceu no Universo dos quadrinhos, que mesmo povoado de seres "sobre-humanos" se parece bastante com o nosso mundo.
O nome da saga em questão era "Guerra- Civil", onde basicamente os heróis antes unidos sob égide do combate ao "mal" formam duas facções ideologicamentes diferentes e entram em conflito, como se trata apenas de um blog, farei aqui um pequeno texto sobre tal tema.
Primeiramente o motivo para essa divisão entre os heróis, são decorrentes de ações políticas promovidas pelo Estado americano, Esses fatos são: Primeiro o grande perigo presente na atitude de se esconder o rosto e fazer justiça, o medo do terrosimo ( fruto aqui também de um 11 de setembro), O gasto público que o Estado tem em reparar as vítimas civis dos embates entre "super-homens", que destroem casa, carros, lojas, etc. Logo o governo americano apôs uma tentativa terrorista promovida por uma personagem presidente de um pais, a Latveria, decide fazer uma lei de registro para os super heróis, exigindo que eles trabalhem para oEstado ou se aposentem. Vale lembrar que a ação terrorista em questão é fruto de um intervenção promovida por uma agência goveranamental ( SHIELD) com a ajuda incosciente de alguns heróis.
Visto tal fato, e alguns outros, O homem de Ferro, decide apoiar e ajudar o governo, que encotra um forte oposição do capitão américa, demostrando bem, o racha que a sociedade americana enfrenta quando se trata das ações militares de seu governo, por um lado temos o homem de ferro, um industrial das empresas belicistas que apoia o governo e o capitão américa, que simboliza o espírito do povo americano ( aquele espírito puro de liberdade).
Como na vida real o desfecho de tal saga é triste, vendo a destruição causada pelo confronto entre heróis o capitão américa decide se entregar, ao subir as escadas da corte de justiça de Nova Yorque, o capitão américa é alvejado por tiros e morre, ali na escada, como um homem comum, morre igualmente as esperanças de alguns poucos americanos críticos as ações políticas do seu Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário