domingo, 11 de julho de 2010

A felicidade...


Segundo Epicuro, para sermos felizes necessitamos de 3 coisas, amigos, uma vida onde dedicamos um certo tempo para a contemplação e análise de nossas vidas e por último a auto-suficiência, o indivíduo que tem estas três características não precisa de "dinheiro"para ser feliz. Mas, o que significa cada uma destas "virtudes"?. Os amigos são responsáveis por nos ajudar a sermos felizes na medida que eles agem como observadores, espectadores, ouvintes e participantes de nossas vidas, a segunda virtude nos protege de certa forma contra as ações impulsivas e quase sempre "desastrosas" nas esferas das convivências sociais modernas, sociedade marcada pela pluralidade de indivíduos, cada um defendendo uma perspectiva diferente sobre o modo ideal de se viver e por fim, a capacidade de sozinho conseguir "acesso" a maneiras satisfatórias de reproduzir materialmente um estilo de vida que atenda nossas expectativas. Vale observar que o sujeito, quando dotado destas 3 características é feliz por que cada característico mantém uma certa relação dialética com a outra, logo a felicidade somente é plena, quando estás virtudes são atendidas ao mesmo tempo.
Pessoalmente tal idéia de Epicuro, de certa forma foi utilizada por Marx em sua teoria, Marx realizou uma releitura do pensamento de Epicuro, considerando aqui o sentindo subjetivo e o sentindo objetivo da palavra releitura.
Mais triste ainda, é perceber que a opressão que a classe dominante lança sobre os oprimidos, usa destas "virtudes" para nos estimular a consumir, utilizando-se propaganda, ferramenta cruel a elite dominate nos faz acreditar que aquele estilo de vida é o ideal, o mais feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário